Dicas: Como ter um Cabelo Saudável

Ei flores!!!

Uma das principais mudanças desse ano foi meu cabelo, pois ao longo de três anos eu estava tentando naturalmente me livrar do loiro, que por sinal danificou muito meu cabelo! Já falei aqui da minha reconstrução capilar, gastei muito com ele, em salão e linhas especificas para tratamento. Porem esse ano eu me livrei de vez disso. Dei um corte em Dezembro tirando o resto das luzes, que para surpresa geral, fiquei morena! Dei um UP no visual e olha, amei o resultado!!!

Porem agora eu aprendi a amar mais meus fios, e meu cuidado por eles só aumentaram, pois sei que para ter um cabelo bonito e sedoso não é nenhum milagre, e sim uma questão de cuidados. A maioria das mulheres não estão satisfeitas com seu cabelo e vive fazendo algo para mudar, só que na maioria das vezes esquecem que isso pode danificar muito os cabelos deixando eles quebradiços e opacos, dando aquela aparência de “Cabelo de espiga de milho”. kkk

Vejamos algumas regras básicas de cuidados:

1º – Usar secadores e chapinhas em temperaturas altas com frequência pode causar sérios danos. Os aparelhos deixam os cabelos cada vez mais fracos, finos, opacos e quebradiços. Se possível, substitua o secador quente por um com vento frio e evite usar chapinha constantemente. O ideal é passar sempre protetor térmico nos fios.

1

2º – Eu sei que no frio é dose não tomar banho quente, porem água muito quente pode causar sérios problemas aos fios e ao couro cabeludo. A alta temperatura pode aumentar a oleosidade, ressecar os cabelos e deixar as cutículas dos fios mais abertas, ocorrendo na produção de fios mais finos e quebradiços. A oleosidade, além de causar aspecto de sujo, também pode gerar caspa e seborreias. Além disso, a água quente facilita o desbotamento de cabelos coloridos. Se tomar banho em água fria for praticamente impossível, procure utilizar água morna.2

3º – Quem nunca saiu do banho já com a toalha no cabelo? O hábito de secar o cabelo na toalha é quase automático para algumas pessoas, mas ao fazer este movimento os fios podem se quebrar, além de aumentar o tão indesejado frizz. A toalha deve ser utilizada para retirar o excesso de umidade apenas dando apertadas no cabelo.

3

4° –  O tal de prender o cabelo antes de secar pode ser extremamente prejudicial ao couro cabeludo, aumentando a quebra dos fios e prejudicando na elasticidade. Outra coisa que, além de acabar com a fibra capilar, é passar chapinha nos cabelos molhados. Espere o cabelo secar ou use um secador antes de passar a prancha e lembre-se sempre de aplicar um protetor térmico, escovar o cabelo completamente molhado também pode arrebentar os fios.

4

5º – todas nós pesamos que é papo de cabeleireiro, quando eles vem com aquele frase que tem que cortar o cabelo de três em três meses. Pois é… pode parecer um gasto desnecessário, mas na verdade se você demorar muito mais que isso para cortar o cabelo, as pontas começarão a abrir e os fios tenderão a se quebrar com maior facilidade. Procure um profissional de confiança, que acerte o seu corte, e crie o hábito saudável de cortar as pontas regularmente.

5

6º – Nenhum cabelo aguenta diversos procedimentos sem danificar sua estrutura. Por isso se você quer dar aquela mudada radical, com luzes, progressiva, alisamento, coloração, relaxamento e tudo que tiver direito, faça isso do jeito menos agressivo possível aos seus fios. Dê um intervalo entre os processos, optando por dois tratamentos de cada vez, e fazendo hidratações especifica entre eles.

6

7º – outra coisa bem comum e pouco falado é a porcentagem de cloro utilizada na água do banho podendo ser excessiva para as madeixas, além  de ressecar o cabelo, o cloro pode deixar os fios mais opacos e venerável à queda. Para prevenir, use shampoo anti – resíduos pelo menos duas vezes por mês (se usado com muita frequência ele afina o cabelo). Hidrate o cabelo constantemente e procure produtos protetores para as madeixas. Algumas marcas trabalham com protetores de cloro, pré e pós banho. Assim, além de proteger os fios, as pontas ficam seladas.7

8º – E por último, o mais importante a saúde dos fios depende de uma boa alimentação. Para manter o cabelo saudável, o sangue precisa de nutrientes específicos. Procure ingerir pratos ricos em proteína, ferro, cálcio, zinco, magnésio e potássio, pois eles nutrem os folículos capilares. A falta de tais nutrientes pode causar desde perda de brilho e, em alguns casos, a queda de cabelo. Lembre-se de não ingerir nada em excesso.

8

Essas foram as regrinhas que me propus a seguir, e espero que tenham gostado.

beijos da Nai

Anúncios